quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mandalas e os Mantras


Mandalas e os Mantras



Mantra é uma palavra sânscrita que significa Man mente ou pensamento e Tra alavanca. Tem origem no hinduísmo, mas também é utilizado no budismo e no jainismo e são como orações repetidas. Em algumas escolas, mantra pode ser qualquer som, palavra, sílaba ou frase que contenha um poder específico. Pode facilitar a concentração e meditação, energizar, ajudar a adormecer ou despertar, para desenvolver chakras e ainda fazer vibrar canais energéticos a fim de os desobstruir. 

Os mantras podem ser praticados em qualquer local ou momento, mas para dar resultado alguns procedimentos devem ser observados como a elevação dos pensamentos. É uma vibração sonora que usamos na maioria das vezes na meditação, mas podemos usar independente dela como por exemplo a pintar Mandalas. Cantar um mantra exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente pois acalma e relaxa permitindo a ligação às energias superiores e a sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa. 

Para que funcionem, os mantras devem ser praticados com alguma regularidade desde que estejamos aptos para isso (diariamente ou em dias alternados). Para entoar um mantra basta sentar-se numa posição confortável e procurar relaxar concentrando a respiração no abdómen. A seguir, vocalizar o mantra durante um tempo mínimo de três minutos. Esta é a forma mais aconselhável para potencializar o mantra, mas se não puder dizer em voz alta, faça em voz baixa ou apenas mentalize.

Um dos mantras mais conhecidos é o OM pois é considerado o som universal.

Alguns mantras:

- OM MANI PADME HUM 


- OM TARE TUTARE TURE SOHA

- SUNI-AI CELEBRATION 


- MICHAEL HAMMER




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colocação das Mandalas Utilizar mandalas num espaço, pode ser bastante benéfico pois ajuda a colocar a energia em movimento. N...