domingo, 1 de abril de 2012

Mandalas para que servem e o que são?


Mandala

A Mandala é um elemento milenar cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia. Podem ser figuras baseadas em geometria sagrada, com a utilização de símbolos, desenhos, cores, números e palavras. Podem vibrar de fora para dentro e dentro para fora. A sua designação vem do sânscrito e significa centro e circunferência. São também conhecidas como círculo sagrado ou mágico. Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.

Utilização

No tempo atual são utilizadas por psicólogos como método de terapia, uma vez que ajudam a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. Carl Jung relacionou as mandalas a "movimentos em direcção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza".
Também servem de instrumento de meditação remetendo ao nosso próprio centro ou seja ao nosso interior.
Criar a nossa própria Mandala (mandalada pessoal) ajuda a abrir o canal para conteúdos internos, no fundo chegar a temas pessoais que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam algum equilíbrio.

Energia

Ter consciência da energia circular, é perceber que temos força de movimento para que tudo aconteça, no final de contas, somos energia que vibra chamada de átomos.
São os nossos pensamentos e acções que nos levam à realidade que vivemos onde pode depender a nossa felicidade. Atraímos tudo o que somos e tudo o que temos e por este motivo devemos dar a tenção à nossa consciência para perceber o que nos rodeia.

Benefícios

Desenhar uma Mandala é um óptimo exercício de introspecção e meditação com efeito terapêutico, ajudando a obter auto disciplina, auto estima, auto afirmação, paz interior, criatividade, sensibilidade musical e libertação de stress emocional.

Geometria

Os círculos são universalmente associados à meditação, a cura e o sagrado, que funcionam como chaves para os mistérios de nosso interior e que, quando utilizados com este objectivo, remetem ao encontro com os mistérios de nossa alma. 

Ter uma Mandala em casa ou aprender a desenhar e pintar pode fazer a diferença!


29 comentários:

  1. Anónimo14:20

    Todos devemos ter uma mandala em nossas casas ou escritório,elas emitem uma energia unica, consoante o efeito desejado. Os meus Parabéns Cristina pelo bem que nos proporciona através das mesmas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:47

    Oi boa tarde,gostaria de saber o significado de uma mandala q achei na net,ultimamente tenho me interessado por elas e essa me chamou muita atenção,se pudesse me ajudar com o significado dela ficaria muito grato,o meu email é victornicacio@hotmail.com o link da imagem é esse a baixo.Obrigado.
    http://www.astrologosastrologia.com.pt/0=colorir=mandalas=E/portal_a&e=e16=colorir=mandalas.htm

    ResponderEliminar
  3. Olá Víctor, irei responder por e-mail.

    Cumprimentos

    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristina.
    Sou artesã "fazedora" de produtos diferentes. Faço encadernações, colecionei algumas mandalas e junto com uma caixa e um estojo com lápis de cor criei a CAIXA DE MANDALA. Mas gostaria de ter um texto, com uma explicação do que é a mandala e adorei seu texto. Gostaria de saber se posso transcrevê-lo é claro colocando crédito pra vc.
    Se quiser visitar meu blog pra conhecer meu trabalho será um prazer.http://www.oficinatangerina.blogspot.com.br/
    Tenho tb uma fanpage. https://www.facebook.com/oficinatangerina
    Fico aguardando seu retorno. oficinatangerina@gmail.com
    Grata
    Adriana

    ResponderEliminar
  5. Boa noite! adorei as explicações gostaria de saber o significado de duas mandalas que encontrei e me chamaram muito a atenção. poderia me passar o seu e-mail pois não consigo enviar a mensagem por aqui.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Mayara, o endereço de e-mail está no Bolg, é tanha@sapo.pt.

      Cumprimentos,

      Cristina

      Eliminar
    2. Qual o significado da letra no meio do desenho na tampa das caixas de madeira?

      Eliminar
    3. Está escrito um pouco mais a baixo. O símbolo é o Om, o som primordial do universo. Cumprimentos, Crisitna.

      Eliminar
  6. OLÁ, MEU NOME É YAGO, essa é minha pagina do facebook: https://www.facebook.com/Yagodiaz12?ref=tn_tnmn

    Tenho uma incógnita em mente, pois a mandala é constituida por circulos certo? Pois esses circulos em fim formam um único, e pensando por figuras geométricas, do mesmo jeito que esses pequenos circulos formaram um unico que desvenda grandes segredos e muitos não conhecem, gostaria de saber se é possivel criar uma "mandala" com a mesma lógica dos circulos porém com triangulos, será que é possivel muitos pequenos triangulos formarem um grande triangulo formando algo diferente possivel de descobrir segredos não descobertos? Se puder entrar em contato comigo para descutir isso, minha página do facebook está ai... Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yago! A forma como eu aprendi na Geometria sagrada, a Mandala é feita com um só circulo e não vários. Não quer dizer que depois de desenhar esse primeiro não se possam desenhar vários. Mas o desenho principal só tem um círculo. Beijinhos

      Eliminar
  7. Anónimo23:07

    Olá
    Gostaria de saber se existe mandala para equilíbrio emocional, pois estou precisando.
    obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! O melhor para o equilíbrio emocional, é desenhar várias Mandalas tenham elas qualquer significado. Beijinhos

      Eliminar
  8. Anónimo16:10

    Boa tarde....

    Eu sempre gostei de mandalas, e de seus significados, achei uma imagem linda e vou usa-la para fazer uma tatuagem, mas antes gostaria de saber o seu real significado, como faço?

    Grata, Raissa Beltrane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rah! Terá de me enviar o desenho. Cumprimentos.

      Eliminar
  9. Anónimo19:02

    Ola Cristina boa tarde, gostaria de saber o significado de uma mandala q achei na net,ela me agradou tanto que acabei tatuando em meu corpo, se voce souber seu significado ou algo que possa me ajudar.... meu e-mail é laah_balarin@hotmail.com
    http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp8432926.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este desenho do link não é uma Mandala. Cumprimentos.

      Eliminar
  10. Ana Costa12:13

    Olá, gostaria de saber se as mandalas transmitem só energia positiva ou se também transmitem energia negativa? É que eu fiz as minhas primeiras mandalas mas não cheguei a acabá-las e não ficaram bem feitas por isso fiquei assustada com o facto de as mandalas também transmitirem energia negativa... Aguardo a sua resposta, obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, não sei o que são Mandalas negativas. Nunca vi nenhuma nem tão pouco me foco nisso. Cumprimentos.

      Eliminar
  11. Olá, gostaria de saber se você sabe alguma razão de eu ver mandalas em minha pele quando fixo em uma parte do meu corpo. Pesquisei bastante e nao achei.

    ResponderEliminar
  12. Adorei tudo que li.Sou artista plástica e como gostei muito , vou pintar mandalas.Obrigado por suas explicações .

    ResponderEliminar
  13. boa noite eu estou começando a pintar mandalas em cd velhos to adorando cada trablho me deixa mto feliz gostaria saber mais significads das cores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vivian, eu utilizo as cores associadas ao Feng Shui. Cumprimentos.

      Eliminar
  14. Adorei...como poderia ver suas mandalas coloridas e cada uma com significado. Se possível poderia me enviar por email. Grata por tudo e também por suas explicações fantástica. Bjkas linda ...Namastê.

    ResponderEliminar
  15. ADOREI AS FUNÇÕES DA MANDALA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Colocação das Mandalas Utilizar mandalas num espaço, pode ser bastante benéfico pois ajuda a colocar a energia em movimento. N...